segunda-feira, 16 de junho de 2014

Conexão Hypchic #5 | Max Neto


Um auto-retrato manipulado em que metade é sua é cara e a outra, a de um leão. Uma cortina movida pelo vento que revela o céu lembrando a pintura "The Human condition" de Magritte. Um retrato em plongéé de uma criança que lembra os cliques de Diane Arbus, em que várias camadas de um personagem são condensadas em um clique. Nessa pequena amostra de suas imagens, Max Neto, apelido de Elias Bernaldo de Araújo Neto, demonstra a habilidade de um cirurgião, só que armado com uma câmera com a qual produz cortes precisos e enquadramentos ricos em que somente o essencial tem espaço.


Max Neto nasceu em Belém, estuda Direito em Castanhal e mora em Capanema - PA, cidade retratada na maioria de seus cliques, seja em paisagens ou na fusão destes, onde ele parece tentar reduzir a velocidade do tempo e conferir significado aos seus constantes deslocamento. Desde os quinze anos, quando ganhou uma câmera compacta de seus pais, ele fotografa e insere em suas fotos uma forte ligação com o surrealismo e o desejo de por revelar a beleza em detalhes que aparecem em um vegetal nascendo na fresta de um concreto, em um carrinho de brinquedo ou em um colchão escorado a uma janela.
Personagens
Personagens

Personagens

Conheci o seu trabalho por meio do @overpictures, perfil do Instagram, onde ele e seu amigo Renan compartilham suas fotos na rede. Após uma conversa no Facebook, apresento o nosso papo para a quinta edição da Coluna Conexão Hypchic. 

Desde quando você tem uma relação forte com a fotografia?
Sempre gostei muito de fotografia desde criança, mas a relação mesmo começou quando e ganhei minha primeira câmera fotográfica com 15 anos. Foi quando tive uma relação forte mesmo com a fotografias.

Fala um pouco dos filmes, referências artísticas que você gosta e que acabam impregnados na maneira como você fotografa?
Gosto dos filmes do Harry Potter, tem uma direção de fotografia perfeita que inspira qualquer um. Acho que todo fotográfo  também deveria assistir “A invenção de Hugo Cabret”. 

Você curte surrealismo ? Vi algumas marcas estéticas em suas fotos. 
Adoro surrealismo e gosto de detalhes também. Gosto muito do Marc Chagall.

É proposital ou obra do acaso?
É proposital.

Você estuda composição, regra dos dois terços, seção áurea (regras para composição fotográfica?
Procuro entender sobre pra ver como usá-las nas fotos.

Como e onde busca conhecimento?
Observando fotos, em livros ou até mesmo na internet.

Você pretende ou gostaria que a fotografia se tornasse sua principal ocupação?
Não vejo a fotografia como meio de sustento. Como sou acadêmico de direito, tenho que me dedicar muito, mas claro a fotografia sempre comigo por onde eu for... é uma paixão.

Detalhes

Detalhes

Surrealismo

Para conferir todas as fotos do perfil @overpictures, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário